Skip to main content

Nova Administração do Tribunal de Justiça do RS toma posse nesta semana

By 30 de janeiro de 2018No Comments

A solenidade de posse da nova Administração do Judiciário gaúcho será realizada nesta quinta-feira (1º/2), às 14h, no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, localizado no 13° andar do prédio do Tribunal de Justiça (Av. Borges de Medeiros, 1565).

A cerimônia poderá ser acompanhada ao vivo pelo site do TJRS (www.tjrs.jus.br) a partir das 14h.

Os Desembargadores Carlos Eduardo Zietlow Duro, Maria Isabel de Azevedo Souza, Almir Porto da Rocha Filho, Túlio Martins e Denise Oliveira Cezar foram eleitos para comandar a Administração do TJRS até 1º/2/2020.


Desembargadores Túlio Martins (3º Vice), Maria Isabel (1ª Vice),
Des. Carlos Duro (Presidente),
Denise Cezar (Corregedora-Geral) e Almir Porto Filho (2º Vice)
vão comandar a Justiça Estadual pelos próximos dois anos
(Foto: Eduardo Nichele)

Desembargadores eleitos

Abaixo, conheça a trajetória dos magistrados eleitos para o próximo biênio:

Judiciário gaúcho

O Tribunal de Justiça do RS é o quarto maior do país e está entre os Tribunais de grande porte (TJSP, TJRJ e TJMG). A estrutura do 1º Grau conta com 165 Comarcas e possui 519 Varas Judiciais, 80 Juizados, 47 Juizados Especiais Cíveis, 7 Juizados Especiais da Fazenda Pública, 5 Juizados Especiais Criminais e 8 Turmas Recursais. No 2º grau são 25 Câmaras cíveis e 8 Criminais.

A estrutura de pessoal conta com 814 magistrados (sendo 139 Desembargadores, 639 Juízes de Direito e 36 Pretores), 8.205 servidores e 4.211 estagiários.

Tramitam atualmente na Justiça Estadual 3.557.716 milhões de processos.

Conforme dados do Conselho Nacional de Justiça, divulgado pelo Relatório Justiça em Números de 2017, o TJRS foi o único Tribunal Estadual a atingir 100% de eficiência no IPC-Jus, o Índice de Produtividade Comparada da Justiça. É um indicador criado pelo CNJ que resume os dados recebidos pelo Sistema de Estatística do Poder Judiciário (SIESPJ) e mostra o resultado da produtividade e eficiência dos Tribunais.

Também, em 2017, pelo terceiro ano consecutivo, o Judiciário gaúcho recebeu o Selo Justiça em Números, categoria Ouro do CNJ.

Leave a Reply